Diagnóstico BIM
Algumas empresas e instituições atuam em diferentes fases. É importante que cada empresa seja analisada de forma individual e personalizada para garantir o sucesso da implantação BIM. O ideal é que se identifique e se inicie a implementação BIM estabelecendo a fase mais importante considerando as metas da empresa a curto, médio e longo prazo e isto, é feito na etapa de diagnóstico.
Os objetivos da implementação BIM deverão ser coerentes com os objetivos estratégicos da própria corporação, tendo em vista a melhoria dos seus processos e atividades.
O nível de documentação e controle de um projeto de implementação BIM pode variar em função da quantidade de fases e processos envolvidos, da quantidade e da complexidade dos usos que se pretende fazer, entre outros fatores.
O conteúdo do relatório de Diagnóstico emitido é feito de forma personalizada para o cliente e basicamente tende a responder às seguintes questões:
- O que existe hoje – Qual o cenário atual dos processos e projetos em desenvolvimento.
- O que é possível – Conhecedor das diversas soluções de mercado, o que é possível ser feito considerando apenas a tipologia de projetos do cliente.
- Como é feito – Detalhamento do processo de implementação das ações escolhidas.
- Quanto tempo – Cronograma de ações e prazos para a obtenção de resultados. Análise de Hardwares
Como dito anteriormente, a fase de diagnóstico procura levantar informações que podem impactar nos processos internos da empresa quando o BIM for implantado. Dito isto, dentro de alguns itens que são avaliados no processo de diagnóstico existem as seguintes etapas e ações:
- Nível de maturidade BIM dos profissionais
- Análise dos projetos em andamento ou finalizados
- Análise dos documentos de padronização de projetos e processos internos
- Definição de objetivos e usos do BIM
- Análise de hardware e software
- Departamentos e estruturação da empresa
- Estimativa de custos e recursos humanos
- Equipe e Parceiros