O que é BIM?

Ultimamente tenho gostado da palavra resultado! Gosto dela pois traduz o que o BIM pode fazer por sua empresa, por sua equipe e por seu projeto.
Quando uma empresa opta pelo BIM, ela desenvolve uma especialidade que é a de entender o projeto como uma construção virtual. Desta forma, exige-se uma necessidade de um projeto mais completo em diversos aspectos como detalhamento e definições. O resultado disso? Um projeto mais bem detalhado, mais bem definido, mais bem compatibilizado e muito mais próximo do mundo real no qual ele fará parte.
Os projetos BIM produzem resultados difíceis de mensurar quando, por exemplo, ele gera todas as quantidades de esquadrias, luminárias, mobiliários, alvenarias e revestimentos do projeto, para citar alguns. Simples, imediato e preciso. Isso é resultado. Penso ainda que essa palavra reflete bem quando os cortes de projetos simples e complexos são feitos instantaneamente com 3 cliques. Enxergo resultado quando todas as vistas estão interligadas e quando ocorre uma mudança em alguma delas, todas, inclusive tabelas, são atualizadas. Resultado.
O conceito BIM e suas ferramentas integram projetistas, fases e setores como projeto, coordenação, orçamento, planejamento, execução, fiscalização e manutenção predial. Essa relação proporciona integração e padronização, palavras irmãs de resultado.
Espero que estas poucas palavras inspirem você à uma nova fase. Uma nova fase de mais resultados.
David Silva Pinto- Consultor BIM