ORÇAMENTO DE OBRAS BIM

Orçamento: O coração da obra. Entenda o que o BIM pode e faz por ele!

Muitos consideram o orçamento o coração do negócio. E faz sentido pois ele determina o valor da obra que por sua vez determina o valor de cada unidade, o prazo da entrega e a equipe necessária para executá-la. Sabemos que ela sozinha não faria nada disso mas sua parcela de ações é fundamental para o conjunto do empreendimento.

O uso do BIM na orçamentação não é novidade. Badra em seu livro “Guia Prático de Orçamento de Obras – do Escalímetro ao Bim” utiliza os recursos do BIM desde 1998.

Mas afinal o que é orçamento de obras? Me sinto confortável em dizer que quantidades não é orçamento. O que muitos dizem ser orçamento na verdade é quantidades de serviços ou insumos vezes um preço final. Eu chamo isso de estimativa de custo.

Orçamento de obra envolve sim quantidades de suprimentos e serviços mas também envolve   composições de preço, planilhas orçamentárias, curva abc, cronograma físico financeiro, resumos analíticos, sintéticos e etc.

Em 2009 iniciamos um árduo trabalho de integrar o Revit ao Sisplo, sistema de orçamento de obras. Nossa busca era (e ainda é) que nosso cliente se utilize do melhor dos dois mundos. Então desenvolvemos um elemento que integra as duas ferramentas por meio de programação e banco de dados: Plugin Sisplo Revit. Então quando tratamos de projetos desenvolvidos dentro do conceito BIM e com uso para orçamento de obras, esta é a nossa ferramenta de integração.

Muitas de nossas implantações em construtoras e governo tiveram este objetivo, o que nos garantiu o retorno do cliente em tempo real, gerando diversos ajustes e melhorias nas 3 pontas: Revit, Plugin e Sisplo.

Buscando ainda mais a proliferação do uso do BIM para orçamento de obras, faremos uma grande campanha com quase 100 vídeos no Youtube ensinando como elaborar modelos Revit, como integrar ao sistema de orçamento e por fim como gerar a planilha orçamentaria e as dezenas de relatórios disponíveis. Veja no vídeo abaixo a Aula 01 de introdução ao curso e aqui o conteúdo programático completo do curso.

 

 

Depois de ensinar Revit básico e avançado, chegou a vez de dizermos quanto nosso projeto custa! Bons estudos e bons orçamentos.

David Silva Pinto

Consultor BIM