O que é BIM?

Para quem está começando a estudar o assunto, o BIM pode ser entendido por muitas definições. Nós temos a nossa.

O BIM é um conceito – uma forma de pensar e elaborar projetos de arquitetura e engenharia. Este conceito rege, entre outras coisas, que os projetos precisam ser pensados considerando todo seu ciclo de vida, desde sua viabilidade até sua manutenção, passando inevitavelmente pela expressão gráfica, compatibilização de disciplinas, planejamento, orçamento, execução, medição e qualidade do empreendimento. Na prática, este conceito exige que os projetistas pensem em todas estas fases antes mesmo de abrir os programas.

A imagem ao lado representa bem o conceito – diversas atividades girando ao redor do conceito em direções e tamanhos diferentes. Cada elemento do desenho no conceito BIM tem um desdobramento em outras direções com níveis diferentes de importância.

Um dos programas mais utilizados no Brasil e no mundo é o Revit da Autodesk. Criado já dentro deste conceito, o Revit incorpora diversos recursos que nos possibilitam esta integração de disciplinas, fases e projetos. No entanto, ele em si, ainda é um programa, uma ferramenta. A implantação e uso do conceito está nos processos de elaboração e gestão dos projetos e profissionais envolvidos.

O BIM trouxe aos seus usuários diversas vantagens como qualidade, velocidade, informação e controle.

Nosso trabalho enquanto consultoria é estudar e desenvolver as melhores práticas do uso do conceito BIM e aplicá-los nas empresas que nos contratam.

 

Assista o vídeo sobre introdução do Curso Revit Básico para BIM e ao mesmo tempo falando sobre O que é BIM?