IMPLANTAÇÃO BIM PARA CONSTRUTORAS

Resultados mais nítidos e vantagens enormes com a Implantação Bim para construtoras. As construtoras tem o menor investimento e os melhores retornos.

Guindaste ao lado de prédio em construção implantação bim para construtorasA Implantação Bim para construtoras é sem qualquer sombra de dúvida onde há o maior ganho financeiro nas construtoras nos processos internos de projetos e execução. E, por esta razão, que eu acredito que serão os grandes catalisadores do avanço da Implantação Bim para construtoras no mercado brasileiro.

As revistas, eventos, internet e outros meios atestam minha afirmação de forma, as vezes, subjetiva. Mas de forma objetiva, as construtoras viram a introdução como negócio e não como moda. São eles que sofrem por incompatibilidades entre disciplinas, ausência de informação em projetos, levantamentos equivocados de quantidades orçamentárias, demora na solução ou entendimento de uma solução construtiva, dezenas de revisões sobrepostas e a quase inevitável não relação perfeita entre diversas vistas de uma mesma área do projeto. E, para eles, os construtores, isso se mede em reais.

Você que é construtor sabe quanto custa uma equipe parada por um dia. Quanto custa um mês de atraso nas obras. Quanto custa furar uma viga ou uma laje. Quanto custa a má logística do canteiro. Quanto tempo leva o engenheiro sair do 15° pavimento de um prédio para procurar uma planta no meio de trezentas plantas organizadas no cabideiro de plantas.

O BIM vai resolver tudo isso? Não. Mas reduzirá muito as suas incidências!

A adoção do conceito se reflete diretamente em diversos aspectos. Em minha opinião, os mais diretos são:

  1. Entendimento de soluções de arquitetura e engenharia – Com a utilização dos modelos 3D tanto no escritório quanto no canteiro de obras, aspectos mais complexos se tornam melhor expressados em detalhes 3D tanto impressos quando em meio virtual.
  2. Assertividade de plantas, cortes e elevações – Como tanto vistas 3D quanto as 2D são vistas do mesmo modelo integrado, a segurança de executores e projetistas é muito superior e isso gera velocidade e confiança maior no modelo.
  3. Compatibilidade entre disciplinas – Quando as disciplinas são todas modeladas dentro do conceito, a compatibilidade entre disciplinas é muito visual e ainda conta com diversos comandos de análise digital que vasculham o modelo considerando até uma tolerância na análise. E como se isso já não fosse suficiente, as ferramentas de clash geram relatórios detalhados das incompatibilidades possibilitando uma correção durante o processo de elaboração do projeto.
  4. Levantamento de quantidades para orçamento – A exatidão e velocidade com que as quantidades são geradas otimizam o processo de análise de custos e posteriormente na orçamentação do processo.
  5. Planejamento da obra – Planejar é essencial. Com os recursos do relacionamento entre modelo e planejamento, uma outra visão do que será executado e quando entra em cena e isso sem dúvida torna melhor o detalhamento e precisão desta etapa.

O uso da Implantação Bim para construtoras é uma etapa aparentemente mais simples pois em geral requer menor volume de treinamento pois ela será qualificada para receber, analisar e extrair informações dos projetos. Mas é dele a responsabilidade por exemplo dos quantitativos para a orçamentação, e por isso, a forma como o modelo será gerado é de suma importância para a compatibilização com os métodos de quantificação e planejamento da obra.

Entendo que a Implantação Bim para construtoras terá um avanço mais profundo pois tem maior prática de trabalhar índices de qualidade e desempenho da obra como um todo. E eu quero ver isso de perto!

David Silva Pinto

Leia também:

Já contratei em CAD. E agora?

Quando o BIM não faz sentido!

Construtoras: Por que contratar em BIM?