IMPLANTAÇÃO BIM PARA IMOBILIÁRIA

Apartamentos virtualmente decorados na tela do celular. O BIM chega às imobiliárias.

Muitos autores tratam o BIM como um conceito que abrange todas as fases de um empreendimento. A venda de tal imóvel é uma fase do empreendimento muito importante! Como o BIM pode apoiar equipes de vendas?

Um dos recursos mais eficientes no mundo da venda de imóveis é o apartamento ou sala decorada. Reproduzindo exatamente as dimensões de apartamentos e salas comerciais, as imobiliárias, as construtoras ou mesmo as incorporadoras investem um valor considerável para decorar e mobiliar uma unidade inteira a fim de que o cliente se sinta em seu novo imóvel. E se este espaço fosse virtual? Se ele pudesse ir até as pessoas? Se eles fossem decorados focando nichos específicos?

A construção de espaços 360 vai otimizar o processo de vendas. Com o encaminhamento da solução apenas por link ou ainda por QR Code, os clientes podem ver os espaços de onde estiverem e eles mesmos divulgarão a novidade compartilhando em suas redes sociais de Whatsapp por exemplo. Veja abaixo e na home alguns exemplos destes espaços virtuais cedidos pelo escritório Unit Arquitetura e Interior. São todos espaços de clientes reais pois o escritório possui a mais de 1 ano a tecnologia para isso.

Com a construção dos espaços virtuais 360, temos a utilização de óculos VR ou óculos de imersão. O cliente se sente mais ainda dentro do espaço.

Outro recurso apoiado pelo BIM é o uso de maquetes físicas. Utilizando de impressoras 3D, já mais acessíveis no mercado atual, os projetistas podem imprimir com baixo custo um andar ou mesmo um apartamento inteiro numa única peça. Com custo da impressão na ordem de R$ 10,00 (exemplo da imagem) esta pequena peça pode ser dada ao cliente, alimentando seu sonho do imóvel próprio.

Estes novos recursos nas mãos de corretores habilidosos poderão otimizar ainda mais as vendas. Mesmo que estes nunca tenham visto um software BIM, o BIM chega até eles. Boas vendas!